Postado 04/12/2015

Prefeitura de Rio Grande realiza Monitoramento de Cobertura Vacinal

A estratégia visa avaliar a cobertura vacinal a partir de visitas em cada domicílio. Foram avaliadas crianças entre seis meses e menores de 5 anos.

Mais uma importante ação na área da Saúde no município de Rio Grande da Serra foi realizada no mês de novembro. Buscando garantir a imunização das crianças e melhorar a cobertura vacinal em todo o município, a Secretaria de Saúde, através dos setores de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, realizou o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC).

A estratégia visa avaliar a cobertura vacinal a partir de visitas em cada domicílio. Foram avaliadas crianças na faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos para as vacinas do calendário nacional de vacinação.

Enfermeiros e agentes comunitários das equipes dos Programas de Saúde da Família aplicaram questionário com base nas informações do cartão de vacinação das crianças a fim de estimar as coberturas vacinais.

As vacinas identificadas com atraso foram realizadas através de posto volante no momento da avaliação. Com o resultado do MRC, será avaliado se é necessária a redefinição de estratégias adicionais de vacinação. Além de melhorar a cobertura vacinal, o monitoramento aumenta a imunidade da população contribuindo para a erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis sob vigilância no país.

O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), que acompanhou as visitas da equipe de Saúde destacou os diferentes esforços da Administração na área.

“Fico feliz em ver nosso esforço revertendo em benefícios. Estamos  trabalhando de diferentes formas para melhorar a saúde pública”, disse o mandatário durante a visita.

Prefeito ao lado dos agentes de Saúde durante visitas em residências.

Crédito: Folha.

Prefeito ao lado dos agentes de Saúde durante visitas em residências