Postado 08/12/2015

Rio Grande se antecipa e adota novo sistema de saúde nos moldes da UPA

A Prefeitura de Rio Grande da Serra adotou novo sistema de descentralização na Saúde visando a diminuição das filas na UBS Central, que oferece atendimento 24h todos os dias. Além da central, o município dispõe de mais 7 unidades de saúde.

O objetivo da medida é oferecer mais comodidade e agilidade aos pacientes, que não precisam se locomover até o centro da cidade para ter atendimento médico, é o que explica o Prefeito, Gabriel Maranhão (PSDB), em visita a uma das unidades de saúde da cidade.

“Sabemos da dificuldade de criar na população novos hábitos e a cidade sempre se socorreu apenas na UBS Central, porém, enfrentamos um paradigma, temos unidades igualmente bem equipadas, com médicos, medicamentos e sem pacientes e a unidade central, com um cenário de superlotação”.

A medida antecipa as ações visando atender ao novo modelo que é utilizado em Unidades de Pronto Atendimento e que deverá se consolidar até o início do próximo ano, quando a unidade será entregue para a população.

“O que fizemos é nos antecipar a nova realidade que nossa cidade terá com a UPA, por isso, apenas os casos mais graves de urgência e emergência devem ser levados até à UBS Central da mesma maneira que será feito com a Unidade de Pronto Atendimento” completou o prefeito.

O município de Rio Grande da Serra conta com as unidades de saúde da Santa Tereza, Vila Lopes, Vila Conde, Pq. América, Vila Niwa, Vila São João, Sítio Maria Joana, que tem funcionamento das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.